Área do Associado

Usuário:

Imprensa

Com transmissão online para mais de 500 participantes inscritos, de 15 estados brasileiros, teve início na noite de quarta-feira (14/10) o Conexão Conami, evento organizado pela AABIC (Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo) e que trouxe importantes debates sobre o presente e o futuro do setor imobiliário. Para o próximo ano, já está marcada a realização da 20ª edição do Conami (Congresso Nacional do Mercado Imobiliário), que acontecerá nos dias 8, 9 e 10 de março, na capital paulista.

A abertura da rodada de discussões foi feita pelo presidente da AABIC e do Conexão Conami, José Roberto Graiche Junior, que destacou que todas as entidades da área foram protagonistas no direcionamento do mercado imobiliário neste período de pandemia, diante de todos os desafios impostos pela situação. “As entidades trabalharam incansavelmente e foi mostrada a importância da união da classe”, disse. “Não só as empresas, mas a AABIC também ajudou a apressar projetos e implantação de recursos durante a pandemia. Tivemos que nos reinventar, criamos vários projetos ligados ao nosso mercado, em São Paulo, tivemos que impulsionar nossa entidade para nos atualizarmos, com ensino à distância, discussões virtuais e procuramos criar um congresso onde possamos, com as palestras que serão apresentadas, tentar transmitir para todos os congressistas algumas dessas experiências e o que está acontecendo no mercado”, completou.

Ainda na abertura, o coordenador da CBCSI (Câmara Brasileira de Comércio e Serviços da CNC), Pedro José Wahmann, apresentou o histórico do Conami e a importância dos debates trazidos pela ação para o setor. “A mobilização e a responsabilidade das instituições vão crescer ainda mais, na mesma proporção que o mercado imobiliário vai se destacando na recuperação econômica. Iniciamos mais uma rodada de debates para planejarmos o nosso futuro”, falou.

 

Panorama

 

O primeiro debate do Conexão Conami apresentou um panorama das empresas de administração e do mercado na ótica de São Paulo e do mercado internacional. A Diretora de Locação da AABIC, Julisa Siqueira e o Diretor de Condomínios da Associação, Omar Anauate, trouxeram os desafios enfrentados no setor condominial no início da pandemia (como as renegociações de aluguéis), as readaptações e as mudanças que se mostram tendência (como assinaturas eletrônicas de contratos).

“A tecnologia veio para ficar”, destacou Julisa.

Omar lembrou as transformações causadas pela pandemia e os desafios para a adaptação a um novo momento quando toda a situação passar. “Com a pandemia, as rotinas se perderam, foi pouco tempo, mas o suficiente para dar uma bagunçada. Precisamos nos recompor, engajar os funcionários e fazer todos entenderem que é preciso se atualizar para enfrentar esses desafios”.

 

Abrindo o painel seguinte, com palestrantes internacionais, a advogada imobiliária, fundadora da 1size Consulting Property Management e presidente do capítulo do Estado de São Paulo do Irem (Institute of Real Estate ou, em português, Instituto de Gerenciamento Imobiliário), Fernanda Lisboa, frisou o papel das lideranças do setor imobiliário no atual momento. “Foi difícil, mas nos saímos bem”.

 

Experiências internacionais

 

Convidados especiais participaram do Conexão Conami, no painel “A gestão patrimonial e de Condomínios: Ásia, América e Europa”, onde compartilharam suas experiências e ações no atual momento em que o  mundo todo enfrenta a pandemia da Covid-19.

O vice-presidente do IREM Canadá, Ron Penner, falou sobre os desafios do trabalho com o isolamento social e as adaptações para manter o trabalho no “novo normal”.

O arquiteto Jeevan J D’Mello explanou sobre a Emaar Community Management LLC, fundada por ele em 2006 e que se tornou a maior empresa de administração de associações comunitárias do Oriente Médio, gerenciando cerca de 170 torres e 13.000 casas em algumas das comunidades mais emblemáticas da região. Em sua fala, ele explanou sobre a importância da formação e atualização de gestores para lidarem com as mais variadas questões da área condominial e resolvê-las da forma mais assertiva possível.

Da Espanha, o administrador imobiliário Pepe Gutierrez abordou sobre os aprendizados trazidos pela pandemia e os desafios futuros de promover ações que envolvam rapidez, segurança e eficácia. “É preciso fazer as coisas mais simples, mas não simplistas”, salientou.

 

Combate à violência doméstica

 

Lideranças femininas se reuniram em importante debate sobre a conscientização e o combate à violência doméstica em condomínios. O problema teve aumento significativo no período de isolamento social e projeto de lei que propõe obrigar o síndico e moradores a denunciarem casos do tipo tramita na Câmara dos Deputados.

A advogada e presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB Subsecção Pinheiros, Alessandra Caligiuri Calabresi Pinto, salientou que é preciso conscientizar toda a sociedade e que a situação é “um problema de todos nós”. “O Brasil ocupa a 5ª posição dos países que mais matam mulheres no mundo. A cada duas horas, uma mulher é morta, vítima de violência e 70% dos casos acontecem em ambiente familiar. A gente não pode mais aceitar isso”, declarou.

Um vídeo com depoimento de uma vítima, Elaine Caparróz, foi exibido. Ela contou que foi agredida por quatro horas em seu apartamento e que, apesar dos gritos de socorro, ninguém a ajudou.  “É muito importante a conscientização e responsabilização de vizinhos e síndicos que podem oferecer socorro”, disse.

Outra convidada do debate sobre o tema foi a promotora de Justiça de São Paulo e idealizadora da rede de apoio “SOS Justiceiras”, Gabriela Mansur. “Me tornar promotora foi algo incentivado pelo sentimento de injustiça que, desde pequena, cresceu no meu coração e fez abraçar as mulheres em situação de violência”, contou ela, ressaltando a importância das denúncias e do amparo às vítimas.

Exemplos de casos de violência doméstica e a omissão de socorro foram relatados pela delegada da 1ª Delegacia de Defesa da Mulher, Maria Valéria Pereira Novaes de Paula Santos. “Na nossa delegacia, temos quantidade imensa de vítimas, infelizmente, a violência continua acontecendo”, contou.

Finalizando o painel, a diretora de Advocacy do movimento Grupo Mulheres do Brasil, Ligia Pires Pinto, apresentou um contexto histórico acerca da problemática e o destaque que a situação vem ganhando cada vez mais, o que deve resultar no crescimento de iniciativas de conscientização e prevenção por parte das administradoras de condomínio.

 

Empresas familiares

 

O último debate do 1º dia do Conexão Conami tratou sobre a sucessão e estruturação nas empresas familiares do mercado imobiliário. O membro Diretor da rede SECOVI e Diretor de Negócios Imobiliários da AABIC, Marco Dal Maso, coordenou o painel, que teve como debatedores o especialista em governança, compliance e sucessão de negócios familiares, Eduardo Najjar e o especialista no desenvolvimento de empresas familiares, Fábio Matuoka Mizumoto.

“Empresa familiar só cresce com disciplina e harmonia. É importante que a família tenha o costume de fazer rodadas de conversa e, dentro da empresa, que os gestores familiares também tenham essa prática, dentro da gestão”, pontuou Najjar.

“Todo negócio depende de termos bom comando, bons combinados e competência. Sem essas três coisas é difícil equilibrar e ter continuidade”, ressaltou Mizumoto.

 

Sede AABIC:

Rua Estados Unidos, 89
JD. Paulista, São Paulo – SP
CEP: 01427-000

(11) 3059-3372

Assessoria de imprensa AABIC

11 – 99748-1732

imprensa@aabic.org.br

 

AABIC © Todos os Direitos Reservados.