Área do Associado

Usuário:

Imprensa

O segundo e último dia de debates do Conexão Conami, edição virtual e especial do 20º Conami (Congresso Nacional de Mercado Imobiliário), o mais tradicional evento do setor, que foi reprogramado para 2021, focou a discussão de temas relacionados a um cenário pós-pandemia, ressaltando as mudanças no perfil do consumidor, as transformações dos negócios e as perspectivas econômicas para o próximo ano.

 

No início da noite, a economista da área de análise setorial do departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos do Bradesco, Priscila Pacheco Trigo, pontou que o ano de 2021 traz expectativas positivas para o mercado imobiliário devido as baixas taxas de juros, ao acúmulo de massas salarial pelas famílias, por conta dos programas de proteção ao emprego e do auxílio emergencial e o reaquecimento da contratação formal. “Todos estes pontos beneficiam o setor imobiliário. As baixas taxas de juros são, claro, a força motriz do setor. Quando a taxa estava em torno de 12%, cerca de 7 milhões de famílias eram elegíveis ao financiamento imobiliário, com a baixa das taxas, próximas a 6%, o número de famílias cresce para mais de 13 milhões. Além disso, este é um ótimo momento para adquirir imóveis para locação.”, destacou.

 

Na sequência, o pesquisador em modelos de negócios e desenvolvimento empresarial, Luciano Santos, apresentou um paralelo entre a mudança de comportamento e o novo perfil do consumidor da era digital, para que os resultados sejam positivos para o mercado imobiliário e para este novo perfil de cliente. O painel “Novos canais de atendimento e vendas – o Cliente Digital” foi moderado pelo diretor administrativo da AABIC, Fernando Fornícola.

 

“Os consumidores exigem respostas rápidas as suas demandas e querem ser tratados de uma forma personalizada. No mercado imobiliário, os contratos digitais, as assembleias virtuais e os grupos de WhatsApp de condomínio, por exemplo, alcançaram esta transformação e exigência. Toda administradora precisa estar na área digital. Conheça seus clientes, crie conexões e utilize a digitalização como ferramenta de aproximação do cliente”, explicou Luciano Santos.

 

O especialista na criação de negócios digitais e transformação empresarial, Guga Stocco, foi o terceiro palestrante da noite. Com o tema “Decodificando uma nova realidade (habilidades do futuro)”, Stocco falou sobre a evolução dos mercados na forma de oferecer seus serviços por meio da inovação. O painel foi moderado pelo diretor de Relações Institucionais da AABIC, Eduardo Zangari.

 

Para o especialista, o setor de administração de imóveis e condomínios precisa se reinventar e trabalhar maneiras de oferecer mais serviços. “Tudo que aprendemos foi ensinado no século passado. O século 21, diferente do passado que focava a indústria, agora focamos em pessoas e em inovação. Não podemos trabalhar a administração da época fabril para o mundo atual. É necessário mudar o mindset, investir em inovação e oferecer novos serviços”.

 

O último painel da noite abordou os impactos da Covid-19 na saúde mental dos funcionários e negócios, que foram pontuados pelo médico do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP, Daniel Barros. Ele ressaltou que a classificação da boa saúde mental mudou e que a ansiedade e o estresse fazem parte do momento vigente.  “A pandemia trouxe insegurança para todas as pessoas, o risco de contaminação e o aumento da demanda de trabalho causaram estresse, problemas do sono e ansiedade. Este é o novo normal, todas as pessoas estão se sentido assim”.

 

Ao final do ciclo de palestras, o presidente da AABIC, José Roberto Graiche Junior, agradeceu a todos os participantes. “Foram dois dias de intensos debates que certamente ajudarão as empresas neste momento. Agradeço aos palestrantes, aos patrocinadores, a Comissão Organizadora, a equipe AABIC e aos mais de 500 participantes do Conexão Conami”, finalizou.

 

Os vídeos dos debates do evento estão disponíveis no site (https://conami.encontrodigital.com.br/) até o dia 30 de outubro.

 

O 20º Conami será realizado entre os dias 8 e 10 de março de 2021 e continua com as inscrições abertas! Para garantir a sua vaga, acesse: www.conami2020.com.br/conami2020.

Sede AABIC:

Rua Estados Unidos, 89
JD. Paulista, São Paulo – SP
CEP: 01427-000

(11) 3059-3372

Assessoria de imprensa AABIC

11 – 99748-1732

imprensa@aabic.org.br

 

AABIC © Todos os Direitos Reservados.