Área do Associado

Usuário:

Imprensa

Campanha do Creci-SP, em parceria com a AABIC, incentiva os empreendimentos a adotarem um Livro de Registro de Visitas

 

Condomínios da cidade de São Paulo estão sendo incentivados a adotar um Livro de Registro de Visitas para controlar o acesso de pessoas nos empreendimentos. A iniciativa faz parte de uma campanha da AABIC (Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo), maior entidade representativa do segmento no Estado, e do Creci-SP (Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo). A intenção é conter a ação de criminosos que invadem os condomínios para promover assaltos e arrastões, como os casos registrados nas últimas semanas em Moema e no bairro do Ipiranga, na zona sul, e em Osasco, na Grande São Paulo.

Confeccionado pelo Creci-SP, o livro é disponibilizado gratuitamente a porteiros e zeladores dos mais de 16 mil condomínios administrados pelas associadas à AABIC. Para visitar uma unidade, prestadores de serviço precisam preencher o livro com seus dados pessoais e os dados do cliente. No caso dos corretores de imóveis, será indispensável apresentar o cartão de regularidade profissional, expedido pelo Creci. O documento tem uma data de validade renovável a cada ano e também possui a foto e os dados do profissional.

De acordo com a AABIC, faz parte da estratégia dos criminosos se passar por corretores de imóveis, autoridades e prestadores de serviço para acessar a parte interna dos empreendimentos. Na invasão ao condomínio no bairro do Ipiranga, no final de dezembro, assaltantes usaram roupas e distintivos da Polícia Civil e apresentaram mandados de prisão aos funcionários da portaria, que liberaram a entrada do grupo. “As quadrilhas estão cada vez mais especializadas e bem informadas, o que requer atenção conjunta de síndicos, zeladores, funcionários e moradores”, diz o presidente da AABIC, José Roberto Graiche Júnior.

Segundo a associação, criminosos costumam obter informações sobre os imóveis disponíveis para locação ou venda em classificados e anúncios da internet. Munidos desses detalhes, eles se passam por interessados em alugar ou comprar as unidades vazias, momento oportuno para entrar em apartamentos vizinhos. Já foram registradas, ainda, ações em que grupos retornam à noite e se instalam à espera do momento ideal para cometer os crimes.

Além do Livro de Registro de Visitas, o Creci-SP e a AABIC vão disponibilizar uma cartilha informativa com dicas de segurança para zeladores, porteiros, síndicos e moradores. Além das táticas mais comuns utilizadas pelos criminosos, o material lista uma série de medidas preventivas. São informações que orientam para a contratação de um profissional ou escritório credenciado para venda e aluguel de imóveis, reforço no sistema de alarme e investimento em treinamento para funcionários.

A campanha com o Creci é mais uma iniciativa da AABIC para aumentar a segurança nos condomínios de São Paulo. No ano passado, a associação firmou uma parceria para integrar câmeras dos condomínios da cidade ao programa de monitoramento da Prefeitura de São Paulo, o City Câmeras.  As imagens são enviadas a uma plataforma de armazenamento em nuvem (rede digital de armazenamento), ficam à disposição do comando da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e podem ser compartilhadas com as polícias Civil e Militar.

Sede AABIC:

Rua Estados Unidos, 89
JD. Paulista, São Paulo – SP
CEP: 01427-000

(11) 3059-3372

Assessoria de imprensa AABIC

11 – 99748-1732

imprensa@aabic.org.br

 

AABIC © Todos os Direitos Reservados.