Área do Associado

Usuário:

Imprensa

Convidada da AABIC para ministrar palestra no Conexão Conami, advogada Alessandra Caligiuri defende iniciativas educativas, além de maior interação e proatividade de moradores e síndicos para lidar com casos

 

Conexão Conami é um evento virtual, que acontecerá nos dias 14 e 15 de outubro, das 18h às 21h30

 

São Paulo, outubro de 2020 – Os casos de violência doméstica se agravaram durante o isolamento social imposto pela pandemia, contribuíram para o aumento do número de denúncias e, por consequência, estenderam o debate para a responsabilização de moradores e síndicos. Nesse contexto, o Projeto de Lei (PL) 2.510/2020 aprovado no Senado, e que está em avaliação na Câmara dos Deputados, prevê a obrigatoriedade da denúncia por moradores e síndicos e penalidade para quem omitir socorro às vítimas.

Esse será um dos temas em discussão no Conexão Conami, evento online organizado pela Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo (AABIC). Esse debate reunirá especialistas, no dia 14 de outubro, às 19h30, no painel “Prevenção à Violência Doméstica em Condomínios”, com moderação da advogada Alessandra Caligiuri Calabresi Pinto, presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB Subseção Pinheiros, e participação de Gabriela Mansur, promotora  de  Justiça e integrante da Ouvidoria das Mulheres, Ligia Pires Pinto, professora e autora na área do Direito, e Maria Valéria Pereira Novaes de Paula Santos, delegada titular da 1ª Delegacia de Defesa da Mulher.

Para Alessandra Caligiuri, a melhor forma de preparar os condomínios e prevenir eventuais ocorrências de violência doméstica é promover ações educativas de funcionários e condôminos, de forma clara e objetiva, por meio de cartilhas informativas, palestras, criação de núcleos de apoio, até chegar aos quadros de avisos instalados em áreas comuns. “A abertura para conversas sobre o tema com os próprios condôminos pode ajudar na interatividade entre os moradores. Assim, o síndico também pode atuar de forma preventiva, mostrando-se proativo em buscar harmonia para o condomínio”, explica.

A discussão é oportuna e acontece num momento alarmante. De acordo com dados da Polícia Civil do Estado de São Paulo, durante o segundo trimestre deste ano foram registrados mais de 5,5 mil boletins eletrônicos de violência doméstica, de um total 29 mil boletins. Foram mais de 60 denúncias feitas por dia, entre os meses de abril e junho. Para Alessandra, é necessário que os condomínios estejam mais preparados para lidar com esses casos. “É preciso educar e mostrar as diferenças entre os crimes de violência que podem acontecer, para que seja possível auxiliar os envolvidos em seu convívio social”.

Organizado pela AABIC, o Conexão Conami é uma edição virtual e especial do 20º Conami (Congresso Nacional de Mercado Imobiliário), o mais tradicional evento do setor – que, por ser presencial, foi reprogramado para 2021. O evento online será realizado nos dias 14 e 15 de outubro, das 18h às 21h30, e contará com seis debates sobre o atual cenário do mercado imobiliário e as lições da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus. As inscrições estão abertas no site http://conexaoconami.com.br/.

Patrocinadores

Organizado pela AABIC, o Conexão Conami conta com patrocínio de Atlas Schindler, Bradesco, GoSoft, Vila Velha e RB (categoria Diamante), Empresta Capital, CrediHome (categoria Ouro) e Atala Engenharia (categoria Prata).

 

Programação - Conexão Conami

14/10/2020 l Abertura - 18h

“Panorama das empresas de administração e do mercado na ótica de São Paulo e do mercado internacional” – 18h30

“Prevenção à Violência Doméstica em Condomínios” – 19h30

“Sucessão familiar em empresas do mercado imobiliário” – 20h30

 

15/10/2020

“Novos canais de atendimento e vendas – o cliente digital” - 18h30

“Decodificando uma nova realidade” – 19h30

“Impactos da pandemia na saúde mental – empresários e funcionários” - 20h30

 

 

Serviço – Conexão Conami

Data: 14 e 15 de outubro

Horários: das 18h às 21h30

Inscrições: http://conexaoconami.com.br/

Informações: eventos@aabic.org.br

Sede AABIC:

Rua Estados Unidos, 89
JD. Paulista, São Paulo – SP
CEP: 01427-000

(11) 3059-3372

Assessoria de imprensa AABIC

11 – 99748-1732

imprensa@aabic.org.br

 

AABIC © Todos os Direitos Reservados.