Os profissionais participantes da 3ª edição do Evento Anual de Síndicos tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre marketing pessoal e etiqueta empresarial, durante palestra ministrada por Renata Barros, especialista em consultoria de imagem e estilo, com mais de duas décadas de experiência corporativa em empresas como Amil, Latam e BASF. Em sua apresentação, ela compartilhou insights valiosos sobre como comunicar o valor pessoal de forma eficaz.
Especializada em consultoria de imagem e estilo pela FAAP e Brazilian Style Academy em Nova Iorque, Renata abordou a importância de compreender os clientes para ajustar a postura, e destacou quatro pilares fundamentais do marketing pessoal: aparência, comunicação verbal e não verbal, presença digital e comportamento. Ela alertou que falhas em qualquer um desses aspectos pode resultar na perda de credibilidade.
Renata enfatizou, ainda, a relevância de vestimentas adequadas, que proporcionem o conforto necessário ao desempenho das atividades profissionais e apresentou exemplos de vestuário inadequados, como transparências, roupas rasgadas ou peças excessivamente chamativas, ressaltando como tais escolhas podem interferir na comunicação.
Além de abordar aspectos visuais, a palestrante destacou a importância do comportamento como uma vantagem competitiva. “Questões como pontualidade, formas apropriadas de cumprimentar e a importância do uso correto do idioma português, até mesmo expressões de intimidade, devem ser utilizadas com discernimento”, enfatizou.