Área do Associado

Usuário:

Imprensa

O segundo painel do Evento Anual de Síndicos, organizado pela AABIC, abordou o importante tema da “Acessibilidade em condomínios”. O debate foi conduzido por Omar Anauate, diretor de condomínio AABIC e diretor da Anauate Imóveis, que recebeu Eduardo Ronchetti, arquiteto especialista em acessibilidade arquitetônica, e Renato Daniel Tichauer, presidente da Assossíndicos.

Eduardo Ronchetti enfatizou que a acessibilidade não deve ser vista como uma demanda, mas como um direito fundamental. Todos os condomínios devem se esforçar para que sejam acessíveis, permitindo que pessoas com deficiência, idosos e outros grupos vulneráveis possam entrar e sair livremente, sem obstáculos.

Eliminar barreiras arquitetônicas foi outro ponto discutido pelos painelistas. Renato Daniel Tichauer, Presidente da Assossíndicos, ressaltou que os condomínios mais antigos enfrentam desafios maiores nesse sentido, uma vez que foram construídos em uma época em que a acessibilidade não era uma preocupação central. Por outro lado, os empreendimentos mais recentes já são projetados levando em consideração a importância da acessibilidade, o que facilita a implementação de soluções adequadas.

Elencar prioridades também foi mencionado como um passo importante para tornar os condomínios mais acessíveis. É necessário identificar quais são as áreas que exigem maior atenção, como rampas de acesso, elevadores adaptados, sinalização tátil, entre outros elementos essenciais para promover a inclusão.

Sede AABIC:

Rua Estados Unidos, 89
JD. Paulista, São Paulo – SP
CEP: 01427-000

(11) 3059-3372

Assessoria de imprensa AABIC

11 – 99748-1732

imprensa@aabic.org.br

 

AABIC © Todos os Direitos Reservados.